Senhor Tapete


O tapete nasceu humilde. Apenas para ser pisado e embelezar o ambiente. Aceitou sua condição tranquilamente. Essa era sua serventia, sua razão de existir e ele estava feliz com isso. Mas aí as coisas mudaram.

Começaram a desvirtuar seu uso, atribuir outras utilizações a ele, e isso passou a entristecê-lo. Primeiro, começaram a usá-lo pra esconder sujeiras, aquelas que a gente não quer limpar de verdade e jogar no lixo, sabe? Empurraram tudo pra debaixo dele: mágoas, dúvidas, erros, equívocos, presunções, conclusões precipitadas, entre outros entreveros. Às vezes ficava até aquele montinho de coisa ruim escondida e ele ficava deformado, fazendo cara de chateado, decepcionado. E isso começou a acontecer cada vez mais, homens, mulheres, jovens, velhos e até crianças. Ninguém se salvava.

Como se isso não bastasse, pioraram a situação ainda mais. Passaram a usá-lo pra enganar geral. “Vai ali em cima daquele tapete bem bonito, vou tirar uma foto sua lá”. E quando menos se esperava, pof! Ele era puxado sem mais nem menos. Tolice de quem foi pra lá, dirão os supostamente malandros. Quem se importa? O tapete tava sendo tirado do seu lugar abruptamente, como se ele estivesse errado em estar ali. E novamente todos aderiram a essa nova prática.

Tal como o entristecido protagonista da nossa história, nós também somos assim. Originalmente, nascemos pra nos ajudar, aprender com tudo e com todos, nos amar e sermos naturalmente felizes. Só que aí o tempo vai passando, a gente vai se ferrando, criando cascas, mecanismos de defesa e começamos a mudar nossos caminhos iniciais. Escolhendo os filtros errados pra usar com as pessoas certas, e vice-versa. Às vezes até demoramos a perceber que estamos sendo “usados” a favor dos outros, pra derrubar os outros, esconder medos, carências e inseguranças. E a pergunta que fica é: até quando vamos continuar fazendo isso, tal como um tapete prestes a ser puxado, ou usado pra esconder nossas mazelas?

Nos perdoe, Senhor Tapete!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s